A mão de Deus e a partícula de Deus – Fórum Libertas

A mão de Deus e a partícula de Deus – Fórum Libertas

0 34177

Alguns relacionam as descobertas científicas ao conceito de Deus, mas na verdade elas são consequências da sua existência, e não sua existência em si

A NASA descobriu recentemente, graças ao seu telescópio espacial NuSTAR, o que acabou sendo chamado de “mão de Deus”. A imagem certamente se presta à fabulação: uns dedos verdes tocam uma nuvem avermelhada situada a cerca de 17 mil anos-luz da Terra.

Cientificamente falando, a mão seria produto da explosão de uma estrela em uma supernova e a posterior expulsão de uma enorme nuvem de matéria cósmica, visível na área azul da imagem, segundo explica a agência espacial americana, citada pelo site Space.

É interessante observar como as descobertas científicas acabam se tornando tentativas de aproximar-se do conceito de Deus e da sua existência, ainda que seja na nomenclatura popular propagada pela mídia. Em 2012, por exemplo, a descoberta científica da existência do Bóson de Higgs apareceu na mídia como “a partícula de Deus”. Tal descoberta confirmava a teoria proposta por um grupo de cientistas encabeçados por Petter Higgs em 1964.

A pergunta que surge é por que a ciência tem tanto interesse em encontrar Deus na criação, e fantasia com isso. A realidade é que estas descobertas, na perspectiva católica, não são o próprio Deus, mas a consequência da existência do Deus criador.

Quando se descobriu o Bóson de Higgs, o sacerdote jesuíta Guy Consolmagno, astrônomo e porta-voz do Observatório Vaticano, teve de esclarecer que, apesar de não ter relação direta com a teologia ou a revelação, a descoberta científica chamada por alguns de “partícula de Deus” é um passo importante.

O sacerdote jesuíta esclareceu que a descoberta, apesar do seu apelido, “não tem nada a ver com teologia ou com Deus”, em nenhum sentido direto. “O nome ‘partícula de Deus’ foi dado por Leon Lederman como uma brincadeira”, recordou o astrônomo do Vaticano. “Era basicamente um título provocativo para um livro que ele estava escrevendo sobre física de partículas.”

O Pe. Consolmagno comentou que Lederman “disse que, se houvesse uma partícula que pudesse existir, explicar todas as pequenas coisas que gostaríamos de explicar, isso seria um presente de Deus. É uma metáfora e não tem nada a ver com a teologia”.

“A ‘mão de Deus’ é uma nebulosa que se encontra a 17 mil anos-luz de distância da Terra”, segundo a NASA. Acredita-se que a iluminação captada pelos raios-x é o resultado da interação do material expulso após a explosão da estrela com os campos magnéticos próximos.

No entanto, os cientistas da NASA não estão certos de se o material expulso de fato tinha a forma de uma mão ou se sua interação com as partículas de uma nebulosa de vento faz com que se veja dessa forma.

Os pesquisadores esperam que a “mão de Deus” ajude a proporcionar muitos outros detalhes sobre o fenômeno dos buracos negros e a forma como ‘crescem e interagem com as galáxias”.

(Artigo de Juan Francisco Jiménez Jacinto, publicado originalmente peloFórum Libertas)

COMENTÁRIOS

Responder

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.