Casamentos

Casamentos

NORMAS PASTORAIS PARA A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E FORMATURA 2018/ 2019

A celebração do matrimônio cristão é a expressão, realizada na liturgia, de um compromisso de amor fiel e duradouro entre um homem e uma mulher, tendo em vista a formação de uma família.

O matrimônio cristão é belo e fecundo por sua realidade interna. Sua celebração só será verdadeira e igualmente bela, quando expressão desta realidade interior.

Hoje, contudo, por força de uma mentalidade consumista, tenta-se muitas vezes introduzir elementos estranhos, em nossas Igrejas por ocasião da celebração do matrimonio. Tais elementos, abusivos, estão criando constrangimentos às famílias, que são obrigadas a gastar além de suas reais possibilidades. A Igreja, quando tais abusos acontecem, torna-se palco de exibição injusta e humilhante, da disparidade entre ricos e pobres. Os padres, às vezes, são impossibilitados de exercerem bem seu ministério, devido ao tumulto provocado em tais ocasiões por fotógrafos, cinegrafistas e funcionários de empresas que se intrometem na celebração, contribuindo para criar um ambiente mais pagão do que cristão. Atrás de tudo isto, há uma crescente exploração comercial das festas de casamentos, inclusive da celebração na Igreja.

Em razão de sua missão pastoral, a Arquidiocese de Montes Claros sente-se na obrigação de preservar na liturgia do matrimônio a autenticidade da fé e a riqueza da graça e da palavra de Deus. Por isso, para que a celebração do matrimônio seja convenientemente realizada, em espírito de fé, com as bênçãos de Deus e para a felicidade dos noivos e de seus familiares, divulgamos estas Normas Pastorais para a celebração do Matrimônio a partir da presente data.

Montes Claros 01 de janeiro de 2018.

___________________________________________________________________________________

Clique no link abaixo para acessar as normas.

NORMAS PASTORAIS PARA A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E FORMATURA (2018-2019)