Catedral participa da Solenidade de Corpus Christi em Montes Claros

Catedral participa da Solenidade de Corpus Christi em Montes Claros

Nesta quinta-feira (15), a Igreja Católica celebra em todo o mundo o dia de Corpus Christi (do latim, que significa Corpo de Cristo), para celebrar a Eucaristia, um dos sete sacramentos. Na região central da cidade, o arcebispo dom José Alberto Moura preside a celebração às 16h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. No final da celebração acontece a procissão do Santíssimo Sacramento que percorre as ruas Dr. Veloso e Dom Pedro II até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, onde acontece a bênção solene às 18h.

De acordo com o pároco da Catedral, padre Valdomiro Soares Machado (frei Valdo), Corpus Christi possibilita aos católicos reconhecer que Jesus Cristo está vivo e se faz o ‘pão descido do céu’ para saciar plenamente os católicos. “Corpus Christi é um feriado nacional no qual a Igreja Católica celebra o corpo de Cristo representado na Santa Eucaristia. Esse dia é soleníssimo, apesar de celebrarmos todos os dias, porque festejamos publicamente em todo o ‘mundo’ católico a presença de Jesus passando pelas ruas e abençoando as pessoas”, exorta frei Valdo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias; uma para ser consumida e a outra para ser adorada pelos participantes e que permanece na igreja como sinal da presença viva de Jesus. A data acontece sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, ou 60 dias após o Domingo da Páscoa, e recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.

JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL

A procissão de Corpus Christi deste ano será um apelo pela Jornada de Oração pelo Brasil. O Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) após refletir sobre a realidade do Brasil na sua última reunião, realizada nos dias 30 e 31 de maio, está organizando um momento de oração pelo Brasil, a ser realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país.

Para frei Valdo, a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os católicos prestem um serviço ao país, numa ação missionária, ao refletir toda a realidade vivida atualmente no Brasil. “O Corpus Christi deste ano tem um sentido todo especial para que Jesus abençoe o Brasil para, assim, por fim a tanta corrupção, a tanta falta de justiça, a tanta maldade com o nosso povo e a tanta violência no nosso país”, pondera.

CONFECÇÃO DOS TAPETES

A confecção dos tapetes na região central da cidade será feita pelas paróquias Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição e São José, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Socorro e Todos os Santos e Sagrado Coração de Jesus que fazem parte do o setor Centro 2. Cada paróquia ficou responsável por um trecho do percurso. Na paróquia Catedral, a preparação dos tapetes, que serão confeccionados com areia, flores e borra de café, começa às 6h.

COMENTÁRIOS

Responder

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.