Centro Paroquial João Paulo II recebe evento de prevenção e combate ao...

Centro Paroquial João Paulo II recebe evento de prevenção e combate ao tabagismo

O Programa de Saúde da Família (PSF) – Centro, em parceria com a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, realizou nesta sexta-feira (28), no Centro Paroquial João Paulo II, o 1º Encontro do Grupo Antitabagismo do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo do Ministério da Saúde. O Programa prevê a realizado de quatro encontros-base com atividades mensal.

De acordo com a médica Eloange Alkmim, coordenadora do Grupo, o tabagismo é uma doença com características físicas e também psíquicas provocado pela nicotina, uma substância viciante. “Sozinha é mais difícil de uma pessoa parar de fumar, com o programa há todo um acompanhamento e com reuniões em que os participantes trocam experiências entre si. Além disso, somente as pessoas que são acompanhadas pelo grupo que conseguem os medicamentos gratuitos fornecidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Eloange.

Durante o encontro, a médica falou sobre os métodos para parar de fumar: gradual com redução (diminuição da quantidade de cigarros ao longo da semana); gradual com adiamento (atraso diário em 2 horas para o primeiro cigarro) e; abrupta (parada imediata). “Em cada um destes métodos depende primeiro da pessoa querer parar de fumar e depois a escolha do tratamento que está diretamente relacionado com o grau  de dependência”, adverte.

No final do encontro foi feito o cadastro dos participantes e coleta de dados para o diagnóstico individual pela médica e pela enfermeira Camila Eleutério. Participaram ainda, da ação, os agentes de saúde Alex Douglas, Maria Aparecida e Cristiane Rodrigues.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.