Dom João Justino Medeiros Silva – Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes...

Dom João Justino Medeiros Silva – Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros

0 803

Dom João Justino Medeiros Silva nasceu em Juiz de Fora (MG), em 22 de dezembro de 1966, filho de Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984, onde cursou Filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992 e nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI, no dia 21 de dezembro de 2011. Recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG). No dia 22 de fevereiro de 2017, dom João Justino foi nomeado arcebispo coadjutor para a Arquidiocese de Montes Claros pelo papa Francisco e empossado no dia 13 de maio.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, exerceu o ministério de pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor e vigário paroquial na Paróquia de São Pedro. Foi formador no Centro Vocacional Nossa Senhora da Conceição, professor e coordenador do curso de Teologia do CES/ITAS, vice-reitor e reitor do seminário Arquidiocesano.

Em 2010, foi vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude; secretário do Colégio de Consultores e; assessor da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB. Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi secretário da Organização dos seminários e Instituições do Brasil (OSIB) do regional leste II da CNBB. É professor visitante do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga (MG). Atualmente, dom João Justino é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais da CNBB. Além de membro da Comissão de Cultura e Educação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Dom João Justino é graduado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrado e doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.