Equipe Litúrgico-Celebrativa

Equipe Litúrgico-Celebrativa

0 2753

O que é?

Pastoral Litúrgica é o serviço destinado a animar a vida litúrgica da Igreja, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, e visando a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração.

A Pastoral Litúrgica ocupa-se com  a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia. Enfim, promove a vida litúrgica, fonte da espiritualidade e do engajamento cristão.

A Pastoral Litúrgica numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, oriunda de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

Organização da Pastoral Litúrgica

A fim de melhor organizar o trabalho a ser realizado por esta Pastoral, a Igreja fomenta a criação de equipes e comissões litúrgico-celebrativas não apenas no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) e nas Dioceses, mas também nas Paróquias e comunidades em geral.

Na Catedral Metropolitana de Montes Claros

Particularmente, na Paróquia Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, existe a Equipe Litúrgico-Celebrativa que  é responsável pela liturgia paroquial e pelas celebrações específicas (Eucaristia, Batismo, etc.)  Esta denominação  de Equipe  ou Comissão Litúrgico-Celebrativa foi criada em atenção ao que foi solicitado pelo Projeto Rumo ao Novo Milênio.

Pastoral Litúrgica ou Equipe de Liturgia  é diferente de Equipe de Celebração. A Equipe de Celebração é encarregada diretamente pelas celebrações da Palavra de Deus, da Eucaristia, do Batismo, do Matrimônio, das Exéquias e das Bênçãos. A equipe Litúrgico-Celebrativa tem como objetivo planejar a vida litúrgica da Paróquia, preparar e avaliar as celebrações e qualificar os ministros e servidores para  o desempenho de suas funções bem como  levar os fiéis a uma participação consciente, ativa e plena, sempre animada pelo fervor da fé, da esperança e da caridade.

Dentro dessa organização litúrgica paroquial, existem as equipes de Celebrações Missa e do Batismo, cujas equipes são formadas por: coordenadores de Missa, comentaristas (animadores) leitores, salmistas, equipes de canto, instrumentistas, os quais atuam em escalas  que são organizadas pelos coordenadores das celebrações.

A coordenação da  Equipe Litúrgico-Celebrativa atua na Paróquia de acordo com a orientação do pároco, Padre Valdomiro Soares Machado. Fazem parte desta Equipe a coordenação das equipes de Canto, a coordenação dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística e a coordenação das comunidades São  José e Santuário Bom Jesus.

No Plano Paroquial estão inseridas as atividades e reuniões mensais da equipe Litúrgico-Celebrativa, que acontecem toda última sexta feira do mês, e também  as celebrações e solenidades da Catedral.

Além de formação geral, há também a formação específica de cada ministério, com fundamentação teórica e a parte prática. A ideia é esclarecer dúvidas e mostrar a necessidade da formação permanente dos ministros, que devem aderir a este processo de formação com espírito gratuito e comprometido com  a santidade e a espiritualidade da comunidade.

Para que possamos nos aproximar da forma ideal de uma verdadeira Pastoral Litúrgica, devemos  nos  organizar de forma que cada um tenha o direito e o dever de participar segundo a diversidade de ministérios, funções e ofícios existentes na Igreja.

COMENTÁRIOS

Responder

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.