Mulheres, não se tornem reféns do perfeccionismo

Mulheres, não se tornem reféns do perfeccionismo

0 215

As mulheres precisam respeitar seus limites e evitar a autocobrança excessiva

Muitas vezes o excesso de cobrança é, em nós, estimulado e acentuado por realidades que experienciamos ainda na infância, quando nossas famílias, ou as pessoas próximas a nós nos comparam com outras crianças, exigindo que produzíssemos resultados sempre melhores em relação aos outros, com isso, não levando em conta as dificuldades particulares que enfrentávamos. Em inúmeras circunstâncias e, em virtude de processos como esses, desde a mais tenra idade, muitas mulheres acabaram internalizando a inconsciente “regra” de que só seriam amadas se fossem “perfeitas” em tudo e que, somente seriam aceitas se destacassem-se mais do que os outros.

Para superar a autocobrança excessiva, será preciso desconstruir esses conceitos errôneos, buscando um processo profundo de autoconhecimento das próprias fraquezas e virtudes, seguido de um consequente processo de autoaceitação. Assim, o coração feminino poderá, gradativamente, internalizar a mensagem de que “não precisa ser perfeito em tudo”, e nem precisa agradar a todos em um processo de busca incessante de aceitação.

Assista ao vídeo: Perfeccionismo e excesso de cobrança

O que muito, também, poderá contribuir para superar esse processo, será a atitude de aprender a definir metas reais para a própria rotina e para a vida em geral. Metas que realmente possam ser cumpridas e que não sejam um peso ou uma fonte de frustração. Trata-se de um saudável e sábio exercício, aprender a ser mais gentil e amável consigo
mesmo, assim, melhor respeitando e “blindando” a própria saúde física e emocional. Compreender que, a vida não é uma corrida e eu não preciso estar sempre em primeiro lugar, é essencial para que possamos viver melhor e mais em paz; sem amarrar fardos pesados e insuportáveis sobre nossos ombros, que roubam nossa paz e nos tornam escravos de uma busca insana de aprovação.

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/

NO COMMENTS

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.