Papa Francisco recebe em audiência Angela Merkel

Papa Francisco recebe em audiência Angela Merkel

0 117

O papa Francisco recebeu em audiência na manhã deste sábado (17), no Vaticano, a chanceler alemã, Angela Merkel, que, a seguir, foi recebida também pelo cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhado por dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

Durante os cordiais colóquios foram destacadas as boas relações e a frutuosa colaboração entre a Santa Sé e a Alemanha como também as questões de comum interesse, com particular atenção para a próxima reunião do G20, em Hamburgo.

Além do mais, foi ressaltada a necessidade de se dedicar especial atenção também à responsabilidade da Comunidade Internacional para combater a pobreza e a fome, a ameaça global do terrorismo e as mudanças climáticas.

Por fim, foi reservada uma particular recordação ao ex-Chanceler Federal, Helmut Kohl, falecido nesta sexta-feira (16) e à sua incansável obra em favor da reunificação da Alemanha e a unidade da Europa.

Bergoglio tinha já encontrado a chanceler outras 5 vezes; no dia do início de seu Pontificado, em São Pedro no dia 19 de março de 2013; depois outras duas audiências de mais de 40 minutos, no dia 18 de maio do mesmo ano e no dia 21 de fevereiro de 2015, e ainda quando o papa recebeu líderes europeus e responsáveis do Prêmio Carlos Magno que lhe foi outorgado no dia 6 de maio de 2016. A quinta visita, no dia 24 de março para a audiência aos líderes da União Europeia vindos a Roma para os 60 anos dos Tratados assinados na capital italiana.

Em 2015, antes da Cúpula do G7 realizada na Baviera, os dois responsáveis trataram de algumas questões internacionais, com especial referência à luta contra a pobreza e a fome; a exploração de seres humanos e os direitos das mulheres; os desafios da saúde global e da salvaguarda da criação. Angela Merkel entregou a Francisco uma doação em dinheiro para ajudar as crianças refugiadas e ainda um conjunto de discos do compositor alemão evangélico Johann Sebastian Bach.

Já em 2013, o tema central do encontro foi a situação sociopolítica, econômica e religiosa na Europa, com referências à proteção dos Direitos Humanos e às questões das perseguições contra os cristãos, da liberdade religiosa e da colaboração internacional para a promoção da paz.

A chanceler alemã permaneceu no Vaticano por cerca de uma hora e meia. Além do encontro com o Papa e com o Secretário de Estado, Pietro Parolin, a Senhora Merkel visitou o Campo Santo teutônico, dentro da Cidade do Vaticano, próximo à Sala Paulo VI, onde surge um Centro cultural alemão dedicado a Bento XVI. (Fonte: SP/ Rádio Vaticano)

Sem comentários

Faça seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.