Posse de Dom João Justino na Arquidiocese de Montes Claros

Posse de Dom João Justino na Arquidiocese de Montes Claros

Na última quarta-feira, 22 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou como Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros Dom João Justino de Medeiros Silva.

A posse do Arcebispo Coadjutor será no dia 13 de maio, na Festa do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, às 9 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Toda a Igreja particular de Montes Claros acolheu com muito carinho a notícia da vinda de Dom João para a Arquidiocese, que muito irá contribuir junto ao pastoril de Dom José Alberto Moura, que em 2018 fará 75 anos e de acordo com o Código de Direito Canônico deverá apresentar a sua renúncia..

Mensagens de internautas de várias cidades não param de chegar nas redes sociais da Catedral, desejando felicitações ao novo Bispo.

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. Foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Pedro.

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).

COMENTÁRIOS

Responder

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.