Posse de Dom João Justino na Arquidiocese de Montes Claros

Posse de Dom João Justino na Arquidiocese de Montes Claros

Na última quarta-feira, 22 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou como Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros Dom João Justino de Medeiros Silva.

A posse do Arcebispo Coadjutor será no dia 13 de maio, na Festa do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, às 9 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Toda a Igreja particular de Montes Claros acolheu com muito carinho a notícia da vinda de Dom João para a Arquidiocese, que muito irá contribuir junto ao pastoril de Dom José Alberto Moura, que em 2018 fará 75 anos e de acordo com o Código de Direito Canônico deverá apresentar a sua renúncia..

Mensagens de internautas de várias cidades não param de chegar nas redes sociais da Catedral, desejando felicitações ao novo Bispo.

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. Foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Pedro.

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).

Sem comentários

Faça seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.