10 formas de homenagear São José neste mês dedicado a ele





Março é o mês de São José e podemos homenageá-lo de modo especial em nossas casas, em nosso trabalho e em nossas orações

 

Para os católicos, março é o mês dedicado a São José, padroeiro dos trabalhadores, das famílias, dos lares e da boa morte, já que ele partiu desta vida estando ao lado de ninguém menos que Jesus e Maria!

O grande teólogo S. Tomás de Aquino considera a seu respeito:

“Alguns santos têm o privilégio de estender o seu patrocínio com eficácia particular em certas necessidades, mas não em outras; já o nosso santo padroeiro São José tem o poder de nos ajudar em todos os casos, em todas as necessidades”.

 

1 – FAÇA ORAÇÕES ESPECÍFICAS A SÃO JOSÉ PELAS SUAS INTENÇÕES ESPECIAIS

Peça diretamente a ele que interceda pelas intenções mais vívidas do seu coração, dedicando especiais orações voltadas a ele.

 

2 – HONRE SEU PRÓPRIO PAI

Ofereça a São José um presente todo especial: trate o seu próprio pai com especial carinho neste mês, seja ele seu pai biológico ou adotivo, esteja ele neste mundo ou já tenha partido para a eternidade. Ah, também vale estender esse carinho ao avô, sogro, pai espiritual, tio… O mês de São José é uma excelente oportunidade para celebrar esses homens que tiveram ou têm impacto particular na sua vida, com suas virtudes e com seus defeitos. Olhe para eles com humanidade e magnanimidade: pense nas lutas interiores do seu pai, nos desafios que ele teve ou tem que viver, nas suas fraquezas e forças, na sua necessidade de desabafar num ombro amigo, que a cultura em que vivemos tantas vezes lhe nega… Olhe para o seu pai com olhos de amor, misericórdia, grandeza de alma, gratidão, compreensão, empatia, colaboração.

 

3 – TRABALHE COM MAIS FOCO NESTE MÊS

São José é o santo padroeiro do trabalho: ofereça o seu com especial empenho, amor e gratidão. Se possível, coloque em seu local de trabalho uma pequena imagem dele, como lembrete permanente de oferecimento, dedicação, confiança e responsabilidade. Ah, e lembre-se de respeitar o dia de descanso, evitando trabalhar no domingo! O domingo é dedicado todo ao Senhor, e homenagear Jesus certamente é também uma enorme homenagem ao pai adotivo d’Ele!

 

4 – TENHA EM CASA UM ÍCONE, ESTÁTUA OU IMAGEM DE SÃO JOSÉ

E que tal colocá-la ao lado de uma foto de família? São José, afinal, é o pilar das famílias cristãs!

 

5 – FAÇA DA QUARTA-FEIRA UM DIA ESPECIAL

Na tradição católica, a quarta-feira é dedicada a São José, assim como o sábado a Maria e o domingo a Jesus. A quarta-feira, estando no meio da semana, é como se fosse o ponto de união entre os outros dois grupos de dias da semana, cada um dos quais é como um braço estendido. Que dia perfeito para honrar São José, cujos braços se estenderam na vida para confortar e proteger Jesus e Maria! Torne as quartas-feiras de março ainda mais especiais, se possível indo à Missa ou pelo menos dedicando a São José uma especial oração de diálogo, confiando a ele a sua família, agradecendo, pedindo pelas suas intenções… Aliás, março é também um mês excelente para começar a tradição das nove primeiras quartas-feiras em homenagem a São José!

 

6 – FAÇA UM ALTAR DOMÉSTICO PARA A FESTA DE SÃO JOSÉ

Na Itália existe a tradição do altar doméstico de São José, que pode ser muito simples de fazer em casa. Ele pode ter três níveis, simbolizando ao mesmo tempo as três Pessoa da Santíssima Trindade e os três membros da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. A imagem de São José costuma ficar no nível superior, ladeada por velas, para representar que ele fica literalmente velando por Jesus e Maria, com a autoridade confiada a ele por Deus e que ele exerceu com grande humildade, responsabilidade e espírito de serviço.

 

7 – ADORNE A SUA CASA COM LÍRIOS

O lírio branco representa a pureza de São José. Caso não encontre lírios, você pode optar por outra flor semelhante para evocar o mesmo simbolismo.

 

8 – AJUDE UMA FAMÍLIA NECESSITADA

Como São José é o padroeiro das famílias, uma ótima homenagem a ele é seguir o seu exemplo amoroso e oferecer alguma forma de ajuda a famílias necessitadas, seja diretamente, seja através de organizações católicas locais ou internacionais, como a Pastoral da Família, a Cáritas, a Ajuda à Igreja que Sofre...

 

9 – ORE PELOS QUE SOFREM, PELOS DOENTES E PELA ALMA DOS FALECIDOS

São José é consolador dos aflitos, esperança dos enfermos e padroeiro dos moribundos: neste mês, inclua de modo especial esses nossos irmãos na sua oração diária.

 

10 – AO SE DEITAR, CONFIE SUAS PREOCUPAÇÕES A SÃO JOSÉ QUE DORME

O Papa Francisco mantém em seu quarto uma bela e significativa imagem de São José dormindo! É uma representação da humanidade desse santo homem, que tanto trabalhava por amor a Deus e tanto cuidava de Maria e de Jesus: à noite, com a consciência tranquila e com plena confiança em Deus, ele descansava de alma leve, cheio de gratidão, alegria e esperança, apesar de tantos desafios do dia-a-dia. Diz a tradição popular que São José é o “terror dos demônios”, a tal ponto que os assusta até mesmo enquanto dorme, de tão grande que é o seu poder e sua força perante Deus. Peça a São José, que em sonhos ouviu a voz de Deus, para continuar apresentando a Ele as suas intenções, aliviando as suas preocupações, iluminando o seu pensamento, fortalecendo a sua vontade, para você poder descansar com mais leveza.

 

Que São José, pilar das famílias, abençoe você e a sua família sempre!

 

aleteia.org

Fonte: Annabelle Moseley