Como acalmar sua alma durante um dia estressante





Se você se sentir exausto e estressado, experimente essa técnica para criar pequenos momentos de paz

 

 

Cada dia pode ser um desafio, especialmente se vários fatores estressantes continuarem a perturbar a paz em nossa mente e alma. De fato, desejamos paz, mas muitas vezes sentimos que estamos afundando no estresse.

São Francisco de Sales fornece uma chave que pode ajudar a acalmar nossa alma ao longo do dia. Conforme ele explica em sua “Introdução à Vida Devota”, podemos criar pequenos momentos de recolhimento, retirando-nos em nossa alma por um breve instante para recordar a presença de Deus.

 

Esforce-se tanto quanto possível durante o dia para colocar-se na Presença de Deus. Os pássaros têm ninhos em árvores altas. E o veado tem seu refúgio entre grossos arbustos, onde ele pode se proteger do calor escaldante do sol. E da mesma forma, meu filho, nossos corações devem escolher diariamente algum lugar de descanso, seja o Monte Calvário ou as Santas Chagas. Ou algum outro lugar perto de Cristo, onde possam se retirar à vontade para buscar descanso e refresco em meio ao trabalho, e estar como uma fortaleza protegida da tentação. Bem-aventurada é a alma que pode verdadeiramente dizer: “Tu, Senhor, és meu Refúgio, meu Castelo, minha Estadia, meu Abrigo na tempestade e no calor do dia”.

 

Primeiramente, essa sugestão depende de nossa capacidade de parar por um minuto ou dois, fechar os olhos e encontrar a presença de Deus em nossa alma. E isso pode ser feito em qualquer lugar, seja no trabalho, em casa ou durante uma viagem.

 

Oratório interior

Então certifique-se, meu filho, de que, enquanto externamente ocupado com negócios e deveres sociais, você frequentemente se retira para a solidão de seu próprio coração. Essa solidão não precisa ser de forma alguma prejudicada pelas multidões que o cercam – elas cercam seu corpo, não sua alma, e seu coração permanece sozinho na única presença de Deus.

 

De fato, esta é uma prática simples, que nem mesmo requer palavras ou orações para ser realizada. Na verdade, tudo o que se deve fazer é lembrar ativamente a presença de Deus em nossa alma. Deve-se clamar a Ele e pedir-lhe que nos conceda sua paz.

Assim, São Francisco de Sales explica como até alguns dos maiores santos tiveram que fazer isso. Especialmente quando estavam incapazes de se afastar fisicamente do mundo e de suas pressões.

 

Quando Santa Catarina de Sena foi privada por seus pais de qualquer lugar ou tempo para oração e meditação, Nosso Senhor a inspirou com o pensamento de fazer um pequeno oratório interior em sua mente. Isso para que ela pudesse ali se retirar de coração e assim desfrutar de um sagrado momento de solidão em meio a seus deveres externos. E daí em diante, quando o mundo a assaltasse, ela poderia permanecer serena. Porque assim ela poderia se retirar para dentro de seu oratório secreto, e encontrar conforto com seu Noivo Celestial.

 

Enfim, qualquer que seja nossa situação estressante, em meio às tempestades da vida, podemos sempre encontrar Deus em nosso coração e descansar com ele por alguns momentos de paz.

Fonte: Philip Kosloski / pt.aleteia.org