Um raro canto gregoriano em homenagem a São Francisco





O coro Schola Cantorum Gloriae Dei apresentará este lindo canto latino no dia da festa de São Francisco

 

 

Entre as muitas ordens monásticas dentro da Igreja Católica, não é incomum empregar pequenas variações no texto litúrgico da Forma Extraordinária para homenagear seus santos padroeiros durante os dias de festa. Para os franciscanos, a festa de São Francisco (4 de outubro) é uma celebração importante, para a qual eles realizam uma sequência bem específica, raramente ouvida pelos leigos, até agora.

Andrea Leal, diretora do coro da Schola Cantorum Gloriae Dei, um coro católico de Las Vegas que canta nas missas em latim das paróquias, esforçou-se para gravar esta rara sequência musical. Ela explicou que gravou a peça para ajudar seu coro a aprender ouvindo, mas ela sentiu que a sequência era tão bonita que deveria ser compartilhada.

 

Uma sequência (sequentia), em termos católicos, é tradicionalmente um canto ou hino que é executado durante a celebração da Eucaristia, geralmente antes do Evangelho. Há uma variedade de sequências para todos os tipos de celebrações católicas; no entanto, hoje as sequências são geralmente usadas em missas celebradas em latim, o que deixou muitos católicos praticantes inconscientes da rica beleza dessa forma.

O tratamento que Leal dá à sequência é excepcional em sua precisão, o que não é fácil para um canto a capela de quase sete minutos de duração. Executando com a maior confiança, Leal mantém o ritmo e o timbre para apresentar essa sequência pouco ouvida em sua totalidade, permitindo que muitos de nós desfrutemos de sua gloriosa melodia pela primeira vez.

 

Andrea Leal afirmou ainda que a Schola Cantorum Gloriae Dei pode ter a chance de gravar a apresentação, a qual eles estão preparando para a festa de São Francisco, em 4 de outubro.

 

Fonte: J-P Mauro / pt.aleteia.org