Grupos e Movimentos





PASTORAL DO BATISMO

O Batismo é o primeiro sacramento, que abre as portas para a vida cristã. Assim, a Pastoral do Batismo busca ajudar os pais e padrinhos, através do curso e da celebração, a pedir o Batismo para seus filhos e afilhados e assumirem o compromisso de educá-los na fé cristã; fé esta que eles mesmos devem professar por palavras e ações. Crer é aderir, é professar e fazer, é proclamar e testemunhar, é participar ativamente de sua Igreja, de sua comunidade.

Por se tratar de um importante sacramento, pais e padrinhos devem realizar um curso de preparação para batizar seus filhos/futuros afilhados.

Os batismos acontecem no primeiro e terceiro domingo de cada mês, às 10h30. Tanto o batismo quanto o curso, podem ser agendados na secretaria da paróquia.

Coordenadores: Renato e Mônica

Batismo para adultos

Os adultos que desejam se tornar católicos, devem ser catequizados e iniciados na fé católica. Para isso, devem realizar um curso de formação e preparação (diferente dos pais e padrinhos) para se tornarem aptos a receber não somente o batismo, mas os três sacramentos de iniciação – batismo, eucaristia e crisma. Dessa forma, o batismo de adultos é transferido para a Pastoral de Catequese.

 

CATEQUESE INFANTO-JUVENIL

Catequese é o nome que a Igreja Católica usa para denominar as aulas voltadas para os sacramentos, na infância, adolescência e juventude você frequenta catequese para o sacramento da Primeira Eucaristia e o da Crisma. Os católicos consideram a Catequese uma fase muito importante na vida das crianças. Pois nessa etapa elas enriquecem e amadurecem a fé. 

A catequese pode e deve começar sempre em casa, com a participação dos pais, através do testemunho de que Deus é Alguém importante e bom. Também quando os pais mostram o rosto de Deus para os filhos, a razão de ser mais profunda de toda a existência humana.

A catequese infanto-juvenil acontece todos os sábados e as inscrições são realizadas na Secretaria Paroquial.

Coordenadora na Catedral: Raymara de Fátima Matos Gusmão

Coordenadora na Comunidade São José: Diva Brant

CRISMA

Pela Confirmação ou Crisma somos chamados à maturidade na fé e enviados em missão com a força do Espıŕito Santo. O sacramento do Crisma destina à nossa santificação e nos qualifica  para a missão. Une-nos mais solidamente a Cristo através dos dons do Espıŕito Santo; torna perfeita a nossa vinculação à Igreja; dá-nos uma força especial do Espı́rito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e nunca sentir vergonha de ser Cristão.

Coordenadores: Fátima Guedes  / Stanley

 

EAC – MAC -JOTA – ENFIC

Os jovens estão no mundo, mas não são do mundo. Seus corações apontam para o céu. O fato de se sentirem tocados por Deus e convidados a uma vida de maior entrega no amor, significa que são enviados para levar essa experiência aos outros. Este é o chamado de Jesus Cristo para todos os jovens. A Igreja espera deles que possam viver no amor e na missão de fazer novos discıṕulos, jovens evangelizando jovens. A juventude é um momento da vida em que ocorrem muitas mudanças e quase todas elas exigem que o jovem faça escolhas. Estudar, trabalhar, namorar...

São situações sobre as quais os jovens precisam tomar decisões. A Igreja pode ser muito importante nesse caminhar, dando força para enfrentar os desafios da vida, que renova suas energias, que estimula sua saúde e sua auto-estima.

Esses movimentos da Catedral Nossa Senhora Aparecida reúnem-se semanalmente ou quinzenalmente no Centro Paroquial João Paulo II, e realizam grandes encontros anuais.

 

 EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo

 As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, iniciando às 18h30min com a Santa Missa e terminando às 21h.

O EAC é um movimento destinado aos adolescentes de 13 a 16 anos. 

Coordenadores: Bruno e Kíssia

MAC - Movimento de Amizade Cristã

As reuniões acontecem todos os sábados, de XXXXh às Yh.

O MAC é um movimento que reúne jovens com idades a partir de 16 anos até 18 anos. 

Coordenadores: Evelton e Alessandra

JOTA – Jovens em Oração, Trabalho e Amizade

As reuniões acontecem todos os sábados, de 17h às Yh.

Os jovens do JOTA possuem de 19 anos até XX anos. 

Coordenadores: Amanda Aparecida Franco

 ENFIC – Encontro de Namorados Firmes com Cristo

As reuniões acontecem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, de 17h às Yh.

O ENFIC é dirigido, especificamente, a casais de namorados que tenham, pelo menos um ano de namoro, e querem viver esse namoro na santidade.
Coordenadores: Leandro e Larissa /  Zenny e Amanda

 

PASTORAL FAMILIAR – ECC – EC – PASTORAL MATRIMONIAL – PÓS MATRIMÔNIO E LITURGIA MATRIMONIAL

 

Para nós, como cristãos, precisamos ser evangelizadores e uma das maneiras mais eficazes é fazer com que a famıĺia se converta dentro de casa, no seu cotidiano e depois, levar para fora de casa essa busca da santidade. É de grande ajuda para a famı́lia a participação na Pastoral Familiar e/ou grupos de famıĺias que se reúnem para a troca de experiências, a partilha e a convivência. Os encontros entre famıĺias fortalecem os casais em dificuldades e as famıĺias em crise. Sempre é bom lembrar: “O melhor apóstolo de um casal é outro casal, de uma famı́lia é outra famı́lia” (veja Catecismo da Igreja Católica, 2207).

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. 

Coordenadores: Georgino Rodrigues Batista e Rosilda Rodrigues Batista

ECC – Encontro de Casais com Cristo Coordenadores:

O ECC é um serviço da Igreja Católica, para evangelizar a família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida” e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da (Arqui)Diocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar.

As reuniões acontecem todas as terças-feiras, de 19h30min às Yh.

Coordenadores: Markim e Ciça

EC – Encontro com Cristo

O EC é destinado às pessoas solteiras, separadas ou viúvas visando a caminhada de fé e participação na vida eclesial.

As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, de 19h30min.

Coordenadora: Maria da Penha de Matos

Pastoral Matrimonial

A pastoral do matrimônio é composta por uma equipe de casais, que vive o casamento cristão, e que trabalha na preparação de jovens casais de noivos que estão prestes a receber o sacramento do matrimônio. 

Para a preparação para o sacramento do matrimônio deve-se procurar a secretaria paroquial.

Coordenadores: Vila e Ana

Liturgia Matrimonial e Pós Matrimônio

A Catedral de Montes Claros possui uma equipe de casais que atuam no momento da celebração do matrimônio, participando e colaborando para que a liturgia do sacramento aconteça conforme os ensinamentos da santa Igreja. Eles possuem ainda a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária dos novos casais.

Coordenadores: Roberto e Maria Tereza

 

CÍRCULOS BÍBLICOS – OFICINAS DE ORAÇÃO


 

A multiplicação de novas comunidades (Cı́rculos Bı́blicos) se constitui numa forma concreta de viabilizar a paróquia na perspectiva de uma Igreja mais participativa. Os Cıŕculos Bı́blicos são verdadeiras Comunidades Eclesiais de Base e têm mais chances de manter vivas a amizade e a comunicação entre as pessoas, o sentimento de ser bem acolhido e o gosto de participar de uma Igreja profética e missionária.

 Oficina de Oração – São José

Coordenadora: Maria José


 

Oficina de Oração – Catedral

Coordenadora: Neusa Alves Souto

 

GRUPOS DE ORAÇÃO – IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

O objetivo do grupo de oração é levar todos os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar a maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10)”.

 Grupo de Oração São Pio X

Reuniões às terças-feiras, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no horário de 12h às 13h.

Coordenadora: Maria do Amparo

Grupo de Oração Discípulos de Emaús

Reuniões às terças-feiras, no Centro Paroquial João Paulo II, no horário de 19h às 21h.

Coordenador: Samily Ribeiro

 

Irmandade do Santíssimo Sacramento

A missão da Associação da Irmandade é Amar e zelar a Eucaristia e servir à Igreja. A Irmandade tem o principal fim de manter o culto de adoração ao Santíssimo Sacramento, 

 

Coordenadora: Neuza Alves Souto

 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

 

A PASCOM é a Pastoral do ser, do estar em comunhão, da comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das interrelações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitam o intercâmbio de informações (Coleção Estudos CNBB 75, nº 244). A Pastoral da Comunicação é responsável pela circulação de todas as informações da paróquia. Administra as redes sociais, cartazes, avisos, divulgação de eventos, etc.

Coordenador: Erick Gonçalves

PASTORAL DA SAÚDE

“Dê amor a quem te deu a vida”. E nossa obrigação, como Pastoral da Saúde e do Idoso, fazer cumprir a lei federal nº 10.741, de 01/08/2003, art. 9, cap. 1: “E obrigação do estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de polıt́icas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.” “Usufruir do mais elevado padrão de saúde atingı́vel é um dos direitos fundamentais de todo o ser humano sem distinção de raça, religião, ideologia polı́tica, econômica ou condição social.” Usufruir de boa saúde e viver com dignidade é direito de todos.

Coordenadora: Neuza Alves Souto

 

LEGIÃO DE MARIA – MÃE RAINHA – CONFRARIA NOSSA SENHORA APARECIDA – APOSTOLADO DA ORAÇÃO – MISSÃO TOTUS TUUS

O Apostolado e os grupos marianos têm como objetivo levar Jesus e Maria para as famı́lias e isso deve ser reforçado ainda nesse processo de paróquia renovada. Evangelizar as famıĺias, receber Jesus e Maria em casa, isto é, na própria vida é uma atividade básica filial de todo o discıṕulo de Cristo. O mariano quer conquistar o mundo inteiro para Cristo, pela Imaculada, começando por si mesmo.

Legião de Maria

Coordenadora: Marly Ferreira de Sá

Mãe Rainha

Coordenadoras: Marion Ferrante Maia - Dorinha Araújo - Maria Cleusa (Confirmar os coordenadores Dorinha é falecida e Marion está bastante idosa e mudou de paróquia)

Confraria Nossa Senhora Aparecida

Coordenadora:

Apostolado da Oração

Coordenadora: Marlene Barbosa Silva

Missão Totus Tuus – Grupo de Consagrados à Jesus pelas mãos de Maria

 

Entre os imensos frutos de revigoramento do fervor que a Efusão do Espírito Santo tem gerado entre nós, é à devoção a Nossa Senhora: o mesmo Espírito Santo que gerou Jesus no seio de Maria, inspira cada vez mais os batizados a assumir a filiação a esta Mãe Santíssima, que nos foi entregue por seu Filho aos pés da Cruz. A Missão Totus Tuus é um grupo missionário de formação, espiritualidade e missão, formado por “Consagrados de Nossa senhora” que também prepara os devotos da Virgem Maria para se consagrarem a Ela através do Tratado da Verdadeira Devoção de São Luis Maria de Montfort, assumindo-a como Mãe e renascendo espiritualmente através da sua intercessão.

 

Reuniões nos segundos e quartos sábados, no Centro Paroquial João Paulo II, no horário de 14h às 17h.

Coordenadora: Adriana Brant

OBRAS SOCIAIS

OBJETIVOS: Obras sociais com o objetivo de unir esforços em apoio às obras que transformam as vidas das pessoas, faz o resgate da vida acontecer. “Onde quer que Deus chore, enxugaremos suas lágrimas”.

 BANSOL - FAZENDA DA SOLIDARIEDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Coordenador: Frei Valdomiro Soares Machado

OBRA DO BERÇO

Coordenadora: Ruth A. Rocha Maia

CONFRARIA DOS HOMENS

Um movimento com o objetivo de rezar o terço pelos homens, pelas famı́lias e pelas necessidades mais urgentes do nosso povo. E com a finalidade de se reunirem semanalmente e com uma voz forte, contemplar a vida de Nosso Senhor e de sua Mãe Santıśsima. Orar pelas famı́lias e nas famı́lias. Homens evangelizando homens.

Coordenadores: Wellington Geraldo O. Carvalho / Cristóvão

PASTORAL DA EDUCAÇÃO E DO DIÁLOGO ECUMÊNICO E INTERRELIGIOSO

Tem a missão de dar atenção especial ao ensino religioso nas escolas e, juntamente com a dimensão ecumênica e o diálogo interreligioso, fazer crescer cada vez mais a consciência de que a Igreja dividida não corresponde ao projeto de Jesus Cristo. Promover de forma ecumênica, no mundo da educação da Paróquia, ações educativas e sociais como discıṕulos e missionários, proclamando a Boa Nova no resgate da dignidade da pessoa humana. Uma educação pela paz e solidariedade é o grande desafio para a preservação da integridade da família.

Coordenadora: Odete Martins de Oliveira Campos

PASTORAL LITÚRGICA

A liturgia não é um fazer simplesmente. Liturgia é celebrar com amor a presença Pascal do Senhor. E  penetrar no mistério do Redentor. Toda celebração deve ser cuidada como um todo. Desde aquela pessoa que fica na porta da Igreja distribuindo algum folheto, até o presidente com sua função de administrar dignamente a celebração, sabendo o que irá acontecer, formando um corpo coeso e sintonizado. A dispersão na ação litúrgica, o faz por fazer, não nos conduz para dentro do mistério. A liturgia aponta um caminho, mas quem deve colocar o coração em tudo é cada um de nós.

Equipe Litúrgica

 

Catedral

Coordenadora: Irenice Gomes Campos

São José

Coordenadora: Maristela Lopes Morais

Santuário do Bom Jesus

Coordenadores: Taquinho / Cleusa /  Kátia

Coroinhas e Acólitos

Coordenadores: Daniele Neves e Erick Gonçalves Fone: 99109-6721/99864-8522

Coordenadores de Missa

Coordenadora: Irenice Gomes Campos

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Catedral

Coordenadores: Flauci Macedo / Maria Janete / Marcus Alexandre

São José

Coordenadores: Walmir Pereira Gonçalves e Rosane Aguiar Gonçalves

Santuário

Coordenadora: Kátia Brant

Ministérios de Música

Coordenadoras: Denise / Raquel

AMIGOS DO SEMINÁRIO

Os Amigos do Seminário tem como objetivo animar a comunidade eclesial para comprometer de maneira nova, vigorosa e dedicada (Cf. PDV 34) com as vocações e ministérios nas diversas dimensões da ação evangelizadora, tendo presente o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial, carismática e missionária. “Nossa finalidade é a Santidade como meta do caminho da conversão, visto que não é fim em si mesma, mas itinerário para Deus, que é Santo. Ser santo significa imitar a Deus e glorificar Seu nome pelas obras que realizamos em nossa vida” (João Paulo II).

Coordenadora: Iole Margareth

PASTORAL DO DÍZIMO

É uma pastoral verdadeiramente missionária, porque trabalha o dıźimo como expressão de amor à Deus, à Igreja e ao próximo. O dízimo é expressão e fruto de um coração que ama a Deus, porque é grato para com Ele, que ama a Igreja, porque reconhece nela o sacramento de Cristo, e que ama o próximo porque é solidário para com ele. Quem não ama não devolve o dıźimo porque, não amando, não vê sentido em sair de si mesmo para partilhar. Quem ama partilha, com generosidade e alegria. Trabalha a dimensão religiosa, a dimensão social e a dimensão missionária.

Coordenadores:

Catedral: Marcos e Erê

 

Santuário:

São José: Silvana Barbosa de Abreu D'Ávila

BANSOL

A Associação Cristã Banco da Solidariedade – BANSOL, foi fundada oficialmente em abril de 2008 pelo padre Valdomiro Soares Machado, por leigos da diocese de Montes Claros e por representantes da sociedade civil. Há onze anos, a entidade surgia dentro de um contexto de turbulência social, de modo muito especial, o assassinato de maneira cruel e covarde de jovens, na sua maioria, pobres e dependentes químicos. Neste sábado (27), uma celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 7h da manhã, vai marcar solenemente 11 anos de história de uma associação que busca salvar vidas em cada ação que se compromete a fazer.

NO INÍCIO: A Associação tinha como intuito, ser um eixo para a criação e manutenção de projetos sociais que pudessem mudar de maneira real, a vida dos mais necessitados, não só no caráter assistencialista, mas de maneira efetiva e eficaz, mudando verdadeiramente aquelas histórias que pareciam não ter mais recuperação, devolvendo a dignidade e a cidadania.

PROJETOS: A entidade desenvolveu inúmeros projetos durante esses 11 anos, como o Albergue Municipal Sagrado Coração, que foi gerido pelo BANSOL durante 3 anos em parceria com a Prefeitura Municipal. O Projeto Mãos Solidárias, que assistia famílias do bairro Morrinhos com doação mensal de cestas básicas. A Farmácia Franciscana, que além dos remédios naturais produzidos pelos leigos, eram também captadas medicações pela população, e posteriormente doadas aos que necessitavam, sempre com receituário e acompanhado por farmacêuticos voluntários.

A FAZENDA DA SOLIDARIEDADE: 10 ANOS DE HISTÓRIA –  Seguindo os passos de Francisco de Assis, na qual ele questionava; “Senhor, o que queres que eu faça? ” Assim, nasce a Fazenda da Solidariedade São Francisco de Assis, uma Comunidade Terapêutica que tem como missão, acolher dependentes químicos, oferecendo um tratamento gratuito em regime fechado. Promovendo a ressignificação da doença e devolvendo ao acolhido a autonomia e o protagonismo de sua vida. Tendo como tripé a Família, Trabalho e Espiritualidade, como ferramentas de transformação para a sua reinserção a sociedade. A Fazenda da Solidariedade, que neste ano de 2019, completa 10 anos de fundação, já acolheu mais de 500 dependentes químicos. Paralelo ao trabalho ofertado na Fazenda da Solidariedade, o Grupo de Apoio tratamento Mãos Solidárias, é um grupo de ajuda mútua de dependentes e co-dependentes que se reúnem semanalmente com o auxílio de um facilitador para trabalharem sobre os temas por eles levantados, no ano de 2018, mais de 2500 pessoas participaram do grupo. Além do Grupo, há também os atendimentos psicológicos e sociais na sede da entidade, que visão acompanhar os ex-acolhidos, dependentes químicos que não desejam a internação e seus familiares, todos os atendimentos são gratuitos, e no ano de 2018 conseguimos ofertar mais de 500 atendimentos.

 

PASTORAL DA ACOLHIDA

A verdadeira evangelização passa pela acolhida. O próprio acolhimento deve colaborar para que a comunidade seja uma bonita realidade. Trata-se de seguir o exemplo de Cristo, o Bom Pastor, acolhedor, fraterno e sempre amoroso. Aı́ está o segredo de uma boa acolhida. O nosso esforço deve ser o de oferecer às pessoas uma Igreja acolhedora. “Eu afirmo que quem acolhe aquele que eu envio estará também me acolhendo; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou”, disse Jesus! (Jo 13, 20).

Coordenadores: Gilberto / Zenaide

PASTORAL DE EVENTOS

A Pastoral de Eventos é uma pastoral que promove e dá suporte amplo em termos de estrutura para os eventos amplos realizados pela Paróquia. O objetivo desta pastoral é a comunhão e a confraternização dos membros da nossa paróquia; integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o ânimo dos paroquianos, na construção de uma comunidade que caminha nos caminhos de Jesus.

Coordenadora: Maria Marta Malveira

COMIPA

A função do COMIPA é justamente o que o nome diz: avaliar o andamento da pastoral paroquial para verificar como as ações de cada grupo está sintonizada ou não com o Espírito Missionário. Afinal de contas, a Igreja existe para a Missão. Mas não é qualquer missão. É a Missão da Trindade. Deus Pai enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para nos salvar de todas as mazelas que o pecado colocou no coração humano. Depois de cumprida a sua missão, Jesus enviou seus discípulos a pregar o Evangelho. Então concedeu-nos o Espírito Santo para inspirar as ações e indicar os caminhos da Evangelização.

Coordenadora: Diva Brant

ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Irmandade Diocesana Nossa Senhora de Fátima de Montes Claros, também conhecida como simplesmente IRMANDADE, é uma associação civil de direito privado, de caráter beneficente, cultural, religioso e social que tem por finalidade praticar, propagar e desenvolver o culto a Nossa Senhora de Fátima dentro dos princı́pios cristãos, desenvolvendo ainda especialmente atividades de acolhimento fraterno, promoção das pessoas mais carentes de recursos, socorro e ajuda aos pobres indigentes.

 

OBRA SHALOM

Participam da Obra Shalom, membros da Comunidade de Vida e Aliança, participantes dos grupos de oração e todos aqueles que encarnam na própria vida, no coração da Igreja e no coração do mundo a Palavra de Deus e a partir dela vivem e testemunham o Evangelho nos dias de hoje. Os que fazem esta experiência entram no caminho, o Caminho da Paz, e a partir do crescimento desta experiência, chegam a ser homens e mulheres maduros em Cristo.

Coordenador: Wagner

 PASTORAL DA ESCUTA - ARQUIDIOCESE

A Pastoral da Escuta é um braço da Pastoral da Acolhida. O agente dessa Pastoral escuta atentamente as necessidades e desabafos da pessoa, e busca apontar caminhos de solução. Este subsı́dio apresenta os passos necessários, as ferramentas para auxiliar na implantação e manutenção da Pastoral da Escuta. A obra se coloca dentro do espı́rito do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com a intenção de contribuir no processo de evangelização e para o estado permanente de missão das comunidades paroquiais.

Coordenador: Díacono Euler