Arcebispo envia Mensagem Pastoral pelos 110 anos da diocese





Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, envia na manhã desta quinta-feira, em virtude das Comemorações dos 110 anos de Criação da Diocese de Montes Claros, mensagem pastoral a todo povo de Deus.

O arcebispo recorda e agradece os bispos, sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as) que dedicaram suas vidas na construção desta Igreja Particular,  “Nessa história de 110 anos perpassa a ação do Espírito Santo, protagonista da evangelização, e a ação dos inúmeros “cooperadores de Deus” (1Cor 3,9).

Reconhecendo o crescimento da Igreja Católica na região do Norte de Minas, dom João, destaca algumas iniciativas recentes que já foram realizadas e que estão em andamento, como a IV Assembleia de Pastoral, a instituição das Foranias, dos Vicariatos Episcopais, a reorganização do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – CONARPA, e anuncia os passos que continuam sendo dados, como a criação de novas paróquias e a reorganização das comunidades.

Para finalizar sua mensagem, dom João, apresenta alguns sonhos para a Arquidiocese: “Sonho com uma Igreja marcada pelo sentido da unidade.” “Sonho com uma Igreja que se nutre e vive da Palavra de Deus.” “Sonho com uma Igreja missionária, atenta ao mandato de Jesus: “ide…” (Mt 28,19). ” e ainda afirma “Para que esses sonhos se realizem, apostamos no caminho da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e na nova configuração do organograma pastoral com as mudanças acima explicadas: instituição das Foranias e dos Vicariatos, reorganização do CONARPA e da COARPA. Esperamos que as novas diretrizes da ação evangelizadora apontem com clareza os caminhos que farão esses sonhos se realizarem.”

Fonte: arquimoc.com