IV Jornada Mundial dos Pobres





A Igreja católica celebra dia 15 de novembro a IV Jornada Mundial dos Pobres, com o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7,32). A convocação foi feita pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e tem como objetivo mobilizar as pessoas e comunidades para a questão da pobreza no mundo. Na mensagem deste ano ele diz: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

 

Em algumas dioceses, a Semana dos Pobres está sendo celebrada entre os dias 08 a 15 de novembro, entretanto, nesse ano, na Arquidiocese de Montes Claros a programação inicia no dia 15 de novembro e segue até dia 21 de novembro. Realizada pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese, a Semana Arquidiocesana dos Pobres, terá abertura no próximo domingo (15), Dia Mundial dos Pobres, com Celebração Ecumênica, às 9h, no Galpão de Materiais Recicláveis Montesul.

O Arcebispo Metropolitano, dom João Justino, em comunicado enviado aos padres, diáconos, consagrados(as) e leigos(as) da Arquidiocese, solicitou “aos que estão à frente de paróquias peço que organizem dentro das possibilidades, no Dia do Pobre, ou na semana seguinte, uma celebração – da eucaristia ou da palavra – com os irmãos mais pobres”. E deu o seu exemplo para esse dia, anunciando a Celebração Ecumênica junto com os catadores e catadoras, no galpão de materiais recicláveis.

Entre as atividades da Jornada Mundial dos Pobres na Arquidiocese de Montes Claros está o Seminário On-line dos Pobres que acontece no dia 16 de novembro pelas redes sociais da Arquidiocese. A proposta é olhar as pessoas em situação de pobreza no território da Arquidiocese, fazê-las conhecidas, rezar por elas e também lutar por políticas públicas, econômicas, reformas dos programas sociais e ações de erradicação da extrema pobreza e combate à desigualdade social.

Fonte: arquimoc.com