Ordenação Episcopal de Monsenhor Dorival, 03 de Janeiro





Desde o dia 04 de novembro, a Arquidiocese de Montes Claros se encontra em festa com a nomeação do monsenhor Dorival Souza Barreto Júnior como Bispo Titular de “Tandara” e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A ordenação episcopal será no próximo domingo, dia 03 de janeiro, às 18h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José em Montes Claros. A celebração poderá ser acompanhada pelas redes sociais (Youtube e/ou Facebook) da Arquidiocese e Matriz de Montes Claros.

Cardeal Dom Sérgio da Rocha,  Arcebispo de Salvador – BA e Primaz do Brasil, será o bispo ordenante principal desta celebração. Também estarão presentes, Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros – MG e Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, Bispo Diocesano de Caruaru – PE.

 

Natural de Jequié – BA, Monsenhor Dorival, há 34 anos foi acolhido em Montes Claros por Dom José Alves Trindade,  e será o primeiro padre do clero da Arquidiocese de Montes Claros a ser ordenado bispo. Foi ordenado Diácono no dia 19/07/1987, por Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem e ordenado Presbítero no dia 10/01/1988, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, pelo então Bispo Diocesano, Dom José Alves Trindade.

Além de Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia, o sacerdote é Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico – Roma – Itália e Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma – Itália. Nos últimos anos, além de Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Conceição e São José de Montes Claros, Vice-chanceler e Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, o padre Dorival foi Professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria em Montes Claros – MG, de Liturgia Fundamental no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus em Diamantina – MG, de Língua e Culturas Latinas na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Fonte: arquimoc.com