Hoje é aniversário do Papa Francisco: parabéns pelos 84 anos!





Neste ano as comemorações não terão abraços, mas serão de muito trabalho - como as anteriores

 

 

O aniversário do Papa Francisco é hoje, 17 de dezembro. O pontífice está comemorando 84 anos!

Filho de imigrantes italianos, Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires. É o filho mais velho de cinco irmãos de uma família de classe média baixa. Bergoglio foi batizado no dia de Natal, em 1936. Na infância, estudou no Colégio Salesiano dos Santos Anjos. Depois, formou-se em técnico em química. Na juventude, entretanto, teve uma doença pulmonar grave.

 

Francisco e a sua vocação

No dia 11 de março de 1958, Bergoglio entrou no noviciado da Companhia de Jesus no Seminário de Villa Devoto. Mas terminou seus estudos no Chile. Cursou teologia, depois ordenou-se padre em 13 de dezembro de 1969, dias antes de fazer 33 anos.

De volta à Argentina, foi professor de teologia, consultor provincial da Companhia de Jesus e reitor do Colégio Máximo da Faculdade.

Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Buenos Aires. Em 1998, se tornou arcebispo da capital argentina e em 2001 foi criado cardeal. Já em 13 de março de 2013 Francisco sucedeu o Papa Emérito Bento XVI no comando da Santa Igreja Católica.

 

Como será o aniversário

O aniversário do Papa Francisco não costuma ser celebrado de maneira convencional. Em seu primeiro aniversário no Vaticano, Francisco tomou café da manhã com um grupo de mendigos. Da mesma forma, em 2019, celebrou com as crianças do Dispensário Pediátrico de Santa Marta. Além disso, no ano passado, ele também recebeu o Papa Emérito Bento XVI.

Todavia, ele seguirá sua agenda e continuará seu trabalho pastoral. Está preparando sua viagem ao Iraque (em março próximo) e seguirá preparando as celebrações de Natal e a bênção “Ubri et Orbi”.

 

Oração pelo Papa

Para a Igreja, este tem sido um tempo de separação forçada. Mas é também um tempo de encontrar maneiras novas e criativas de nos unirmos com o povo de Deus.

Para atendermos ao constante pedido do Papa Francisco, neste seu aniversário, sugerimos esta oração:

 

Pai amado, que sempre ouve o clamor do teu povo, te pedimos pelo nosso pastor, o Papa Francisco. Hoje é dia de deixar os abraços de lado. Entretanto, rogamos a ti que cheguem a ele o nosso consolo, alento e carinho. Com teu Espírito, dá ao Papa forças para que, unido aos bispos e pastores da tua igreja, ele seja capaz de guiar a vida dos cristãos pelos caminhos de Jesus. A tempestade nos rodeia, mas sabemos que chegaremos ao porto seguro contigo, unidos e cheios de esperança de que tu vences a morte e, contigo, venceremos nossas dificuldades. Abençoa o Papa Francisco e preencha a sua vida com força e vitória. Amém!

Fonte: Ary Waldir Ramos Díaz / pt.aleteia.org